Neste artigo serão abordados e exemplificados os principais comandos de modo de texto utilizados no Linux. Se você deseja começar a utilizar Linux, ou se já é usuário do sistema, é interessante saber estes comandos para que, em caso de necessidade, não passe por apuros.
Os Sistemas Operacionais de hoje, incluindo o Linux, são todos (ou quase todos) baseados em interface gráfica, com o uso de janelas e do mouse. Isso faz com que a interação com o usuário seja fácil e rápida, pois é algo visual. O que faz com que mesmo no primeiro contacto com um computador, a pessoa já consiga usa-lo sem grandes problemas.
No Linux, raras vezes pode ser que você precise utilizar o sistema em modo texto. Não apenas por necessidade, existem tarefas que podem ser realizadas de modo mais rápido e eficiente quando em modo texto.
Por exemplo, se você desejasse realizar alguma tarefa (copiar, mover ou excluir) com arquivos que possuíssem mesmo nome ou formato, no modo gráfico você seria obrigado a fazer uma busca dos arquivos, ou ainda, teria que encontrar um por um. No modo texto, é possível utilizar filtros para que a tarefa seja executada de forma mais ágil.
Conhecendo o Terminal
Os comandos de linha de texto do Linux são digitados no terminal. No Ubuntu, ele pode ser acessado através do menu Aplicativos > Acessórios > Consola. Também é possível acessá-lo após pressionar ALT+F2 e digitar Terminal.
Comandos Básicos do Linux
Manipulação de Arquivos e Directórios
cd
O comando “cd” serve para acessar e mudar de directório corrente. Ele é utilizado para a navegação entre as pastas do computador.
Exemplo: cd /home/InfoConnected/Desktop – Acessa a pasta correspondente à área de trabalho do usuário InfoConnected.
pwd
Exibe a pasta actual na qual o usuário se encontra.
Exemplo: Se o usuário InfoConnected digitar cd ~/ e em seguida digitar pwd, o retorno será /home/InfoConnected .
ls
Exibe os arquivos que estão dentro da pasta na qual o usuário está no momento.
Para usa-lo basta digitar ls. Existem variações, tais como ls -l, com a qual é possível obter informações mais detalhadas sobre os arquivos, como permissões e tamanho.
cp
Copia arquivos – o famoso CTRL+C + CTRL+V. Exemplo:
$ cp Exemplo.doc /home/InfoConnected/Trabalho/EXEMPLO.doc - O arquivo EXEMPLO.doc foi copiado para a pasta /home/InfoConnected/Trabalho com o mesmo nome.
mv
O comando "mv" tem a função de mover arquivos. A utilização dele é praticamente igual a do comando cp. Exemplo:
$ mv MV.txt /home/InfoConnected/Trabalho/MV.txt - O arquivo MV.txt foi movido para a pasta /home/InfoConnected/Trabalho com o mesmo nome.
$ mv MV.txt VM.txt – O arquivo MV.txt continuou onde estava, porém, agora possui o nome de VM.txt.
rm
O "rm" tem a função de remover arquivos. Tome cuidado ao utiliza-lo, pois caso você remova algum arquivo por engano, o erro será irreversível.
Exemplo: rm /home/InfoConnected/Arquivo.txt – O arquivo Arquivo.txt localizado na pasta /home/InfoConnected foi delatado.
rmdir
Este comando tem a função de remover directórios vazios. Exemplo: rmdir TESTE – Neste exemplo, o directório vazio TESTE foi removido do local onde o usuário se encontrava.
Também é possível remover directórios através de uma variação do comando rm: rm -r. Neste caso, o comando rm -r TESTE realizaria a mesma tarefa, porém, o directório não precisa estar vazio.
mkdir
Enquanto o rmdir remove, este comando cria directórios.
Exemplo: mkdir DIRECTÓRIO – A pasta DIRECTÓRIO foi criada no local onde o usuário se encontrava.
Outros Comandos
cat
O "cat" exibe o que há dentro de determinado arquivo. Ele é útil quando deseja ler ou exibir um arquivo de texto.
Exemplo: cat TEXTO.txt – Exibe o conteúdo do arquivo TEXTO.txt
file
Este comando informa qual é o tipo de arquivo que foi digitado como parâmetro.
Exemplo: file TEXTO.txt – Retorna a informação que é um arquivo de texto.
clear
O "clear" serve para limpar a tela do terminal. O mesmo ocorre quando se pressiona CTRL+L.
man
O comando "man" exibe a função de determinado comando. Ele é muito útil quando não se sabe o que um comando faz, ou quando se pretende aprender mais sobre a sua utilização. Aconselha-se a leitura do manual sempre que houver dúvidas.
Exemplo: man ls – Exibe o que faz o comando ls e quais são suas variações.
man man – Exibe o que o comando man faz.
Para sair do man pressione o tecla “q”.
Por padrão, o man vem configurado para o inglês. No Ubuntu, você pode deixa-lo em português através do comando $ sudo apt-get install manpages-pt manpages-pt-dev , porém alguns comando continuarão em inglês.
Estes são alguns dos principais comandos existentes no sistema Linux. Eles são ferramentas poderosas que podem auxiliar na realização de tarefas, simplificando-as e tornando a execução mais ágil. Contudo, há muito mais, portanto, quanto mais você conhecer, maior será sua produtividade com o Linux.
Fonte: baixaki